Blog: Portaria Remota ainda é um problema para você?
Conheça as vantagens desta tecnologia
Segurança, controle e economia são as vantagens mais apontadas em relação à portaria remota. Outro benefício é que a operação de portaria depende de softwares de segurança. Essas plataformas permitem acompanhar os processos do condomínio.
Em outras palavras, o operador tem, na tela de monitoramento, a quantidade e tipos de acesso, quem entrou e quem saiu, horários de maior movimento, motivos e tempo das chamadas na portaria, entrada e saída de veículos e, ainda, possíveis ocorrências.
Como funciona a portaria remota
O processo é simples e inicia quando o visitante ou entregador chega ao prédio. Depois de apertar a campainha/interfone do condomínio, o operador de segurança de uma central de monitoramento vai atender o solicitante.
Em muitos casos, essa central fica a quilômetros de distância, em outro estado. Ou seja, tudo é feito à distância. Esse operador, então, entra em contato com o morador (pelo telefone, interfone ou até pelo celular) para informar a chegada do entregador e saber se ele tem autorização para entrar.
O controle e a segurança são feitos 24 horas pela central, usando softwares integrados a câmeras e a outros equipamentos. Uma das principais vantagens é que a portaria remota otimiza o trabalho e reduz o risco de falhas humanas.
Mas e se for um morador chegando ao condomínio? Neste caso, ele não precisa entrar em contato com a central para ter acesso. Ele usa recursos de controle de acesso, como tags e biometria (digital ou facial) para entrar e sair.
Além da economia, uma das vantagens da portaria remota é a operação 24 horas.
Outros pontos positivos são:
Redução do risco – como não há um porteiro no local, o risco de que uma pessoa da portaria seja rendida ou até ferida em uma tentativa de invasão é nulo;
Redução de custos para moradores – em um condomínio residencial, a queda na taxa condominial pode ficar entre 40% e 50%, uma vez que um dos maiores custos é com recursos humanos de uma portaria presencial;
Operação 24h – independemente do horário, os operadores da central vão estar disponíveis para controle de acesso e recebimento de entregas qualquer momento;
Mais segurança – o aumento da estrutura para ter portaria remota traz controle de acesso, instalação de câmeras, dispositivos e uso de sistemas especializados;
Redução das falhas humanas – como esse tipo de trabalho é de total responsabilidade da central de segurança (especializada na função), situações como desatenção, abandono de posto, dormir no horário, divulgação de informações sigilosas e falhas na segurança.
E falando em condomínio, no mês de junho, o Grupo Raetec fechou parceria com condomínio Érico Veríssimo em Montenegro, onde serão atendidos 150 apartamentos com portaria remota, e em julho, também em Montenegro, com Condomínio Recanto dos Pássaros, este com 50 residências, e neste, com controle de acesso.
Veja a matéria completa sobre esses condomínios:
http://raetec.com.br/noticias/recanto-passaros-controle-acesso
http://raetec.com.br/noticias/condominio-implementa-portaria-remota
Texto escrito por Marcelo Schnorr, Diretor Técnico do Grupo Raetec