Blog: Preocupe-se com a segurança do imóvel desde a planta
Acompanhar a evolução de uma obra, seja ela de construção ou reforma, é um processo ambíguo. Ao mesmo tempo em que nos sentimos felizes com a evolução e iminência de sua conclusão, temos a sensação de que não estamos dando conta de tantos detalhes, principalmente na hora dos acabamentos.
Não importa se a obra em questão é sua casa própria, de um filho que está para casar, se é um imóvel para alugar ou ainda um prédio para a empresa ou um investimento, sempre temos aquela “dor de cabeça” para dar conta de tudo.
Claro que ter ao seu lado um bom engenheiro, arquiteto e mestre de obras ajuda muito, lhe traz a sensação de não ter o peso das decisões só para você e sua família, mas ainda assim, é seu empreendimento e é inevitável que cause certa ansiedade, preocupação e lhe tire o sono algumas vezes.
Há muito tempo temos acompanhado situações como essa, compartilhando com as pessoas desses sentimentos e não são raras as vezes em que ficamos preocupados com a estrutura para os sistemas de segurança. Muitas vezes essa parte tão importante é tratada como uma etapa da finalização da obra, quase como a parte do acabamento. É comum as pessoas pensarem: “Estou terminando a casa, preciso colocar um sistema de alarme e algumas câmeras”. No entanto, essas instalações requerem alguma estrutura para serem feitas. É essencial pensar nisso em momentos anteriores para garantir um melhor resultado no acabamento.
Assim como as instalações elétricas, sistemas de alarme e câmeras em sua maioria requerem tubulações para passagem de fiação e fazer isso com a obra já em período de acabamento ou depois de pronta é muito difícil, vai requerer fazer dutos externos, furos em paredes ou aproveitamento de outras tubulações que não foram dimensionadas para isso, o que pode causar transtornos.
Dessa forma, quando for realizar uma obra de construção ou reforma, busque informar-se com seu engenheiro ou arquiteto sobre o que está previsto. A melhor alternativa é buscar apoio com um consultor de uma empresa de segurança, que vai avaliar a sua necessidade, oferecer alternativas e orientar sobre como essas estruturas devem ser feitas para que o resultado seja uma instalação que combine com o seu imóvel, limpa, sem fios expostos e feita com toda atenção aos detalhes, inclusive estéticos do ambiente.
Não esqueça também de buscar empresas com know-how e que sejam devidamente habilitadas com todos os alvarás para lhe auxiliar, pois empresas sérias vão acompanhar o desenrolar da obra. Lembre-se, isso deve ser feito com antecedência, inclusive muitas vezes essas empresas podem auxiliar na própria segurança da obra, com soluções para proteger os materiais, cabeamentos e ferramentas dos construtores.
Texto escrito por Marcelo Schnorr, Diretor Técnico do Grupo Raetec