1 - Como e em que ano iniciou a ONG Vira Lata do Caí? E qual seu principal objetivo?
A ONG iniciou, no papel, em 2013 e este ano está fazendo 10 anos. Mas, antes disso, protetores independentes, assim como eu, já faziam e atuavam na causa, ajudando os animais. O objetivo inicial era focar na castração em massa, pois sabemos que somente a castração diminui o abandono.
2 - Como funciona a ONG? Onde é a sede e quais os animais são acolhidos?
A ONG é formada hoje por apenas 2 voluntários ativos e alguns colaboradores. Não somos órgão público, vivemos de doações e de uma verba do município. Temos um local alugado, onde abrigamos a maior parte dos animais, mas nossas casas também têm animais resgatados. A ONG resgata cães, gatos e cavalos (alguns, quando temos espaço), mas já resgatamos roedores também, entre outros.
3 - Quais são os maiores desafios e dificuldades da ONG?
O maior desafio hoje, além do financeiro, que é manter esses quase 120 animais que temos, é abrigar todos abandonados e maltratados. Não temos espaço, estamos lotados e existem muitos animais precisando.
4 - A Raetec já realizou doação no último ano e neste novamente. Essas doações são importantes?
O que significa para vocês esta ação? Sim, a Raetec é parceira da causa animal, e essas doações são muito necessárias, pois alimentar nossos resgatados é o mais importante para nós. E elas sempre vêm em ótima hora! Significa para nós muito!
Por Paola Rost e Vilmar Ludwig – responsáveis pela ONG
Matriz
Rua Egídio Michaelsen, 440, Centro - São Sebastião do Caí/RS
Filial Montenegro
Rua São João, 1603, Centro - Montenegro/RS