Blog: Conheça as diferenças entre os sistemas de tecnologia de imagem: Câmeras Analógicas x Câmeras IP
Quando vamos escolher câmeras ou outros equipamentos para um circuito fechado de televisão (CFTV), é muito comum surgirem dúvidas sobre qual tecnologia utilizar, analógica ou IP. Esse é um questionamento bastante comum, para o qual não existe uma resposta única, pois existem vários fatores a serem considerados, que vamos tentar explicar um pouco.
Tipo de sistema
É importante entendermos que mais do que a câmera, todo o sistema envolvido é impactado pela nossa escolha: as câmeras, o cabeamento, conectores, equipamento de gravação. As câmeras analógicas utilizam um cabeamento coaxial e vão ligadas a um DVR para gravação, e é a esse equipamento que fazemos o acesso remoto para visualização. Já as câmeras IP utilizam cabo de rede, funcionando como pontos de rede individuais, e dessa forma até possibilita fazer o acesso remoto diretamente à câmera. No entanto, para termos gravação, o ideal é que elas estejam vinculadas a um NVR. Um ponto de atenção é que no sistema analógica os cabos de todas as câmeras devem chegar até o DVR, já no sistema IP, como o tráfego é pela rede, é possível utilizar switches no caminho, reduzindo a mão de obra e cabeamento.
Qualidade da Imagem
Atualmente tanto câmeras analógicas quanto câmeras IP possuem excelentes resoluções, e a qualidade está diretamente relacionada ao valor das câmeras. Existem câmeras com resolução de até 5MP, 4K e ainda as que tem aplicações mais específicas, que vamos tratar a seguir.
Além da própria qualidade do aparelho, é importante que outros itens correspondam. De nada adianta, por exemplo, comprar uma câmera de 4MP e utilizar um cabo ruim, indiferentemente de o sistema ser analógico ou IP, ele requer cabeamento de qualidade, assim como fontes e conectores também, pois eles influenciam diretamente no resultado final, que é a qualidade que visualizamos das imagens.
Tecnologia
Quando falamos em tecnologia, precisamos novamente conceituar que as câmeras analógicas e IPs tem diferenças na sua concepção. Enquanto a câmera analógica basicamente envia a imagem para o DVR, a câmera IP é capaz de fazer processamentos e até análise de vídeo.
O mercado hoje apresenta câmeras específicas, por exemplo, para leitura de placas, reconhecimento facial, leitura de temperatura, contagem de pessoas, entre outros.
A maioria dos equipamentos atuais (DVR/NVR) fazem algumas funções analíticas, como objeto deixado ou removido, barreira virtual e detecção de movimento. No entanto, quanto mais recursos utilizamos, mais consumimos do processamento. Por isso, o uso do processamento da câmera é muito indicado.
Vale ressaltar, que muitos desses recursos podem ser úteis no seu empreendimento. O necessário, muitas vezes, é entender como aplicar a sua necessidade. Para isso converse com seu consultor em segurança.
Concluindo
Como visto, escolher entre sistemas analógicos e IP nem sempre é fácil e vai depender da necessidade e projeção que se tem para o sistema. É fato que os sistemas IP tendem a receber mais novidades, atualizações e funcionalidades, muito embora não se tem a perspectiva de que os sistemas analógicos deixem de existir em um curto prazo.
Para sistemas maiores, com instalações em grandes extensões, em geral, se recomenda o uso de sistemas IP. Para quem não tem muito recurso, em um sistema menor, talvez o melhor seria um sistema analógico. Contudo, como já mencionado, o ideal é buscar entender em conjunto com o consultor qual alternativa melhor atende as suas necessidades.
Texto escrito por Marcelo Schnorr, Diretor Técnico do Grupo Raetec